novas habilidades

VÍDEO: projeto social leva aulas de equoterapia a alunos de Santiago

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação 

O município de Santiago tem aulas de equoterapia de graça para um grupo de estudantes da rede municipal de ensino. Com a ajuda dos animais, as crianças conseguem melhorar a mobilidade e também o emocional, desenvolvendo confiança e superando medos. As aulas são para alunos de baixa renda com alguma deficiência ou transtorno de aprendizagem.

As atividades ocorrem no Centro de Equitação Cristal e começaram em maio deste ano. São 20 alunos contemplados, entre 4 e 13 anos, a partir da indicação das escolas.

- São crianças que possuem alguma deficiência física ou mental, alguma síndrome, dificuldade de aprendizado, hiperatividade ou espectro autista. Elas precisam de um acompanhamento diferenciado e a equoterapia ajuda muito - explica a educadora especial Tanise Monteiro. 

Inscrições para Jornada de Literatura Infanto Juvenil vão até quarta-feira

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Mais que um curso terapêutico, a equoterapia é uma metodologia educacional que utiliza a montaria de cavalo com a interdisciplinaridade das áreas da saúde, educação e equitação. Durante as atividades, o cavalo é usado como uma "ferramenta" facilitadora do processo terapêutico. A movimentação marca o vínculo de confiança entre o paciente, o animal e o profissional. 

- Nestes meses, já percebemos melhora significativa em alguns aspectos dos alunos, como autonomia, tolerância à frustração, socialização, superação dos limites... É tudo um processo. Porque não é só montar no cavalo e dar um passeio. A criança cria um vínculo com o animal, precisa conquistá-lo, dar comida e superar seus próprios medos - afirma Tanise.

COMO SURGIU
O Centro de Equitação Cristal foi construído pela família da juíza Cecília Bonotto. O filho dela, de 10 anos, estava começando a treinar hipismo e o espaço foi construído para que ele seguisse praticando. Só que a família quis compartilhar o local também com a comunidade de Santiago, e foi assim que surgiu o projeto social. Além das crianças da rede municipal, o Centro de Equitação oferece aulas gratuitas de equoterapia também à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

- Nós queríamos muitos abrir essa estrutura ao público, especialmente neste momento de pandemia. Então, esperamos os índices da pandemia baixarem um pouco. É uma atividade que traz um bem-estar social imenso, é uma atividade ao ar livre. Com as crianças muito tempo em isolamento, certamente é muito benéfico a elas - destaca Cecília. 

CENTRO DE EQUITAÇÃO CRISTAL

  • Endereço - Rua José Coronel Matos, nº 1, Bairro Belizário
  • Contato - (55) 99965-1823
  • Instagram: @centroequitacaocristal
  • É possível agendar aulas particulares de hipismo e equoterapia
  • Os alunos que podem receber aulas de equoterapia pelo projeto social são indicados pela Secretaria Municipal de Educação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Divulgado calendário acadêmico do segundo semestre da UFSM

Capes lança edital para projetos sobre impactos da pandemia Próximo

Capes lança edital para projetos sobre impactos da pandemia

Educação